Eleições 2024: Em Paraíso, grupos políticos se movimentam pensando nas eleições municipais do ano que vem.



Na última segunda-feira, 27/03/23, reuniram em Paraíso do Tocantins algumas lideranças políticas para discutirem o cenário eleitoral da cidade pensando em eleições municipais em 2024. Nesse encontro participaram Alex Bahia (empresário e pecuarista), Neivon Bezerra (Diretor Regional de Ensino), Osires Damaso (ex-deputado federal) e Nilton Franco (Deputado Estadual).


Segundo informações, esse quadro estaria consolidando um grupo político de oposição, com aval do governador Wanderlei Barbosa, com a intenção de lançar uma candidatura para concorrer à prefeitura da cidade em 2024. O atual prefeito de Paraíso, Celso Morais (MDB), vêm para ser o candidato à reeleição. Celso Morais apoiou Ronaldo Dimas (PL) na disputa para governador em 2022. Em contrapartida, Nilton Franco, Osires Damaso e Moisés Avelino (ex-prefeito de Paraíso) declararam apoio ao governador eleito, Wanderlei Barbosa.


Um ponto a ser discutido por nossa redação, seria o comando do MDB para 2024. Celso Morais continua filiado ao MDB, porém são fortes as relações históricas de Moisés Avelino e Nilton Franco junto ao MDB, apesar de Nilton Franco estar filiado hoje ao Republicanos. Já foi observada em eleições anteriores a força eleitoral do MDB no município de Paraíso. Celso Morais seria candidato à reeleição pelo MDB ou trocaria de partido? O comando do MDB em Paraíso estaria em disputa para 2024? Só o tempo para responder tais questionamentos.


Outro ponto a ser discutido por nossa redação, seria a presença nesse encontro de Alex Bahia (empresário e pecuarista) e Neivon Bezerra (Diretor Regional de Ensino). Alex Bahia ainda não concorreu a nenhum cargo político, mas poderia ser o indicado a pré-candidato a prefeito pelo triunvirato (Avelino, Nilton, Damaso), por ser um grande empresário e pecuarista. Neivon Bezerra, também pode contribuir de alguma forma, pois tem larga experiência com os profissionais da educação, e ainda foi ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Paraíso na legislatura de 2009 a 2012. Em tempos de construção de grupo, tudo é possível.


Segundo a legislação eleitoral, o prazo de filiações para cargos eletivos finaliza em abril de 2024, faltando seis meses para as eleições de 2024. E este é o prazo final que candidatas e candidatos que desejam concorrer a um cargo eletivo em 2024 têm para estarem filiados a um partido político. A regra está prevista na Lei n° 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, além da Lei n° 9.096/1995, que dispõe sobre partidos políticos, e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) n° 23.609/2019.


Pela legislação, para estar apto a participar das eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição em que concorrerá pelo prazo de seis meses e estar com a filiação concedida pela agremiação no mesmo prazo. O cidadão deverá respeitar as condições constitucionais e legais de elegibilidade e de incompatibilidade, desde que não incida em quaisquer das causas de inelegibilidade.


Na última eleição em 2020, a cidade presenciou 5 (cinco) candidaturas registradas no TRE-TO para a disputa de prefeito: Celso Morais (MDB), Ataídes Rodrigues (PSD), Dr. Luis Antonio (PT), Dyego Pereira (Republicanos) e Ary Arraes (PP). Historicamente, Paraíso sempre apresenta mais de três candidaturas registradas junto à justiça eleitoral para o cargo de prefeito. Paraíso do Tocantins, que já chegou a ser a 4ª força econômica do Estado do Tocantins nos anos 90 e 2000, porém hoje enfrenta desafios, buscando um espaço dentro do protagonismo estadual, e sendo ameaçada por indicadores sociais e econômicos por outras localidades, como Luzimangues, Colinas e Guaraí.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Denúncia: Em Caseara, idoso é hospitalizado e família denuncia falta de ambulância

Em Pium: Vereador Neném do Osvaldinho cobra homologação do Concurso Público em Sessão Legislativa em Pium

ELEIÇOES 2024: Partido Rede Sustentabilidade de Paraíso do Tocantins busca renovação com convite à empreendedora Lorena Rodrigues