Em Paraíso, clube de futebol desaprova critérios da Prefeitura sobre liberação de recursos para entidades esportivas

 


Clube Atlético Cerrado não recebe apoio e incentivo da Prefeitura de Paraíso.

 

Os dirigentes do Clube Atlético Cerrado estão tendo dificuldades para recebimentos de recursos financeiros da Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins. O clube recebeu verbas financeiras originadas de convênio com a Prefeitura de Paraíso nos anos de 2018 e 2019 para disputa de competições estaduais de futebol promovidas pela Federação Tocantinense de Futebol. Porém, a partir de 2020, o clube não recebeu mais apoio financeiro da Prefeitura de Paraíso e vem encontrando barreiras, inclusive nesse ano de 2021.

A Secretaria Municipal de Esporte de Paraíso todos os anos faz liberações para entidades esportivas. Nos anos 2017 e 2018 houve um edital público com regras para a escolha das entidades que receberiam valores financeiros. Porém, a partir de 2019, não houve mais a realização do edital público. Em 2020 e 2021, a escolha das entidades esportivas ficou confusa e não transparente, transparecendo a existência de direcionamento com irregularidades das verbas do esporte.

Em 2020, não houve competições devido à pandemia do Covid-19 e mesmo assim entidades esportivas receberam recursos financeiros sem um edital público.


         Fonte: Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins


 O Clube Atlético Cerrado foi contemplado com emendas parlamentares na ordem de R$ 200 mil para o orçamento de 2020 da Prefeitura de Paraíso, porém não houve o repasse financeiro para o clube durante todo o exercício financeiro de 2020, mesmo o clube sendo o único representante  de Paraíso no Campeonato Tocantinense de Futebol 1ª Divisão 2020 realizado de janeiro a março, antes da pandemia.

Em 2021, o Clube Atlético Cerrado solicitou por meio de ofícios apoio financeiro e a utilização do Estádio Pereirão, e todos os pedidos foram negados ao clube. Mesmo sem apoio financeiro da Prefeitura de Paraíso, o Clube Atlético Cerrado participou do Tocantinense Sub-20 e Tocantinense Feminino, entre os meses de janeiro a março de 2021.

A Prefeitura de Paraíso tem disponível para 2021 aproximadamente R$ 3,5 milhões de orçamento para a Secretaria Municipal do Esporte, orçamento aprovado pelos vereadores. 



                                   Fonte: Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins



Os dirigentes do Clube Atlético Cerrado fizeram várias solicitações via ofício, dentre elas, um ofício protocolado no dia 03 de agosto de 2021 cobrando da Prefeitura de Paraíso a prestações de contas das entidades esportivas que receberam recursos financeiros do período de 2016 a 2020, para que o Departamento Jurídico do clube possa analisar tais informações.




O Clube Atlético Cerrado espera por respostas oficiais, podendo até recorrer aos meios jurídicos para que o clube possa cumprir com seu planejamento esportivo. Os dirigentes do clube lamentam e reprovam a falta de tratamento igualitário por parte da Prefeitura de Paraíso, pois algumas entidades recebem dinheiro público e outras não são contempladas de forma isonômica. Os dirigentes do clube relatam que também não são atendidos quando solicitam o Estádio Pereirão e a Casa do Atleta, para a disputa de competições.

Os dirigentes do Clube Atlético Cerrado relatam que possui toda a documentação necessária para recebimento de recursos financeiros e espera que a gestão atual da Prefeitura de Paraíso e os vereadores da cidade possam contribuir incentivando financeiramente o clube, visto que outras entidades foram beneficiadas com recebimento de recursos financeiros sem um edital público, e o Clube Atlético Cerrado nada recebeu em 2020 e 2021.

Os dirigentes do Clube Atlético Cerrado relatam também que uma mudança no comando da Secretaria Municipal de Esportes de Paraíso está passando da hora, devido o comandante está completando quase dez anos no comando. A renovação daria uma alternativa para o tratamento igualitário, ou seja, imparcialidade na distribuição dos recursos para as entidades esportivas.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Denúncia: Em Caseara, idoso é hospitalizado e família denuncia falta de ambulância

Em Pium: Vereador Neném do Osvaldinho cobra homologação do Concurso Público em Sessão Legislativa em Pium

ELEIÇOES 2024: Partido Rede Sustentabilidade de Paraíso do Tocantins busca renovação com convite à empreendedora Lorena Rodrigues