SEM BOLA, SEM JOGO, MAS COM DINHEIRO NO BOLSO

 


Em Paraíso, mesmo com pandemia, entidades esportivas receberam recursos financeiros da Prefeitura Municipal sem disputarem competições em 2020 e em 2021 caminhamos para a mesma situação.


        Durante a pandemia, vários setores foram afetados em seu funcionamento. No Estado do Tocantins, após vários decretos municipais e estaduais, as atividades esportivas e competições foram proibidas evitando causar aglomerações em 2020 e 2021. O Campeonato Tocantinense de Futebol Profissional 1ª Divisão 2020 promovido pela Federação Tocantinense de Futebol foi suspenso em março de 2020 e só foi concluído em fevereiro de 2021. A edição de 2021 do Tocantinense 1ª Divisão foi suspenso em abril de 2021 e sem data pra retornar. Se as competições profissionais tiveram que ser suspensas devido às dificuldades de cumprimento dos protocolos sanitários e aumento dos números de casos contaminados, as competições amadoras de todos os esportes nem aconteceram em 2020 e 2021 no âmbito estadual.

 

        Porém, em Paraíso do Tocantins, algumas associações esportivas receberam recursos financeiros da Prefeitura Municipal no exercício 2020, mesmo com decretos municipais proibindo competições e atividades esportivas. Os valores totais pagos somam R$ 96 mil que poderiam ser utilizados a favor do combate a pandemia, visto que a cidade não possui leitos de UTI, rede hospitalar insuficiente e com escassez de medicamentos para tratamento preventivo. Veja abaixo as entidades que receberam os recursos financeiros, mesmo sem a realização de competições:

Fonte: Portal da Transparência referente ao exercício de 2020, consulta realizada em 01/07/2021


        Após apuração realizada no dia 01 de julho de 2021 no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins, foi constatado para o exercício de 2021 que estaria empenhado R$ 117 mil para entidades esportivas. Veja abaixo as entidades esportivas que poderiam receber os recursos financeiros para o exercício de 2021, caso houvesse a liquidação dos repasses:


 Fonte: Portal da Transparência referente ao exercício de 2021, consulta realizada em 01/07/2021


        

        No último dia 01 de julho de 2021, diretores do Clube Atlético Cerrado, clube profissional de futebol da cidade, protocolaram um ofício para a Prefeitura Municipal solicitando apoio financeiro para o clube, visto que não houve um edital público para escolha das entidades esportivas que serão beneficiadas em 2021 e que os critérios para recebimentos dos recursos estão escusos e não esclarecedores. Houve também mudanças nos valores empenhados das entidades esportivas contempladas no Portal da Transparência que ocorreram depois do protocolo do oficio do dia 01 de julho de 2021, sendo que todas as mudanças ou alterações de informações constantes no Portal da Transparência é de responsabilidade única e exclusiva da Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins. Veja abaixo o ofício protocolado:




 


 

    Os diretores Clube Atlético Cerrado questionam os valores pagos para entidades esportivas em 2020, visto que estavam proibido a realização de competições no município. Os diretores do Clube Atlético Cerrado solicitam também apoio financeiro para 2021, visto que não houve a realização de um edital público e questiona também os critérios para receber tais recursos financeiros. Os diretores do clube oficiarão também o Ministério Público junto ao Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Público e Moralidade Administrativa, visando a boa prática da execução orçamentária com critérios transparentes e objetivos para escolha das entidades esportivas que tenham direito a receber tais repasses financeiros.

        O Clube Atlético Cerrado espera por uma resposta oficial referente ao ofício protocolado nº 028/2021 de 01 de julho de 2021, para dar prosseguimento às ações junto ao seu Departamento Jurídico. A Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011 diz que órgão públicos são obrigados a prestarem informação, bem como responderem ofícios. Os órgãos ou entidades públicas que detiver informações ou deixar de observar o disposto na Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011 estarão sujeitas às sanções administrativas, civis e criminais. Nossa reportagem estará acompanhando esse caso e estará divulgando com mais informações assim que surgirem novos fatos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Denúncia: Em Caseara, idoso é hospitalizado e família denuncia falta de ambulância

Em Pium: Vereador Neném do Osvaldinho cobra homologação do Concurso Público em Sessão Legislativa em Pium

ELEIÇOES 2024: Partido Rede Sustentabilidade de Paraíso do Tocantins busca renovação com convite à empreendedora Lorena Rodrigues