Hospital Infantil de Palmas terá local desativado e será transferido para o HGP aumentando risco de contaminação para crianças

 



                Promover um atendimento humanizado em um ambiente mais aconchegante possível é o objetivo da gestão do Hospital Infantil de Palmas (HIP), que conta com parcerias para viabilizar o intuito. A unidade contou com a reforma da brinquedoteca realizada no mês em meados de agosto de 2019 e reforma/pintura da área de convivência que proporcionou leveza e bem-estar aos pacientes internados. As crianças atendidas ficam felizes em participar da área de convivência e é bem perceptível a felicidade e admiração das crianças e dos pais no atendimento gerado no Hospital Infantil de Palmas (HIP).

                Mesmo com todas essas recomendações e referência  para o bom atendimento ao público infantil, o Governo do Estado do Tocantins, através do governador Mauro Carlesse (PSL) está providenciando a transferência do Hospital Infantil de Palmas (HIP) para o Hospital Geral de Palmas (HGP). Essa decisão não está sendo bem vista por moradores, por funcionários do hospital infantil e por especialistas em gestão em saúde hospitalar.

                Segundo os especialistas, com a desativação do Hospital Infantil de Palmas (HIP) do seu prédio próprio e transferência para somente ser uma ala do Hospital Geral de Palmas (HGP) pode acelerar e disseminar o aumento do risco de contaminação da Covid junto ao público infantil, que estaria isolado e seguro na sede própria do Hospital Infantil de Palmas (HIP).

                Em plena pandemia, onde o Estado do Tocantins não está isento de novas mortes diárias, onde deveria abrir mais hospitais de campanha e leitos de UTI, o governo estadual está desativando o único Hospital Infantil referência no Estado. Não é o momento de desativar hospitais, principalmente um hospital infantil que está isolado do Hospital Geral de Palmas (HGP). Até o momento do fechamento dessa matéria, não constatamos nenhuma declaração referente à desativação do Hospital Infantil de Palmas (HIP) de nenhum representante do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério Público e de nenhum dos 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Estaremos acompanhando esse caso, e traremos num momento oportuno novas informações.


Comentários

  1. Um retrocesso, faz nem sentido uma história dessa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Governador o senhor precisa e ampliar o infantil e não transferilo pro HGP que mal cabe os que precisam de atendimento

      Excluir
    2. Sou funcionário do infantil. Quero deixar clao quê o hospital não é cede propia. Talvez sera bom ir para hgp.

      Excluir
  2. Meu Deus muito triste isso não deveria acontecer

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus isso não pode acontecer 😔

    ResponderExcluir
  4. É um absurdo o gorveno fazer nós mãe precisa do infantil principalmente nós filhos

    ResponderExcluir
  5. As crianças do Tocamtins merecem um Hospital e nao uma Ala do HGP

    ResponderExcluir
  6. É preciso proteger as crianças e não expo-las

    ResponderExcluir
  7. É a melhor coisa que podia acontecer é transferência pra um lugar onde está totalmente equipado com profissionais e acima de tudo com os melhores equipamentos, pois no infantil nao tem uti, não tem tomografia e muito menos estrutura, o hgp esta equipado com um setor novo e totalmente equipado pra receber nossas crianças!
    Quem ta disseminando que essa mudança vai ser ruim sao pessoas que estão levando em consideração seus próprios interesses, pois cargos comissionados de direção serão extintos, os mesmos serão extintos com a transferência e assim essas pessoas estão disseminando mentiras e fakenews

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá totalmente errado (a). C certeza n trabalha no Hipp, pois só escreveu sandices. Realmente n temos tomógrafos e nem uti, mas apesar disso, sempre fomos referência p o Estado, sempre demos conta do recado e merecemos um hospital é não uma ala do HGP. Os óbitos, no Hipp, são bem raros, portanto digo NÃO a esta mudança

      Excluir
    2. E tem mais, quem te disse q no Hipp, n há profissionais gabaritados? Vc tá totalmente fora da curva c seu comentário, no entanto vc tem todo direito de ter uma opinião, mesmo sendo totalmente contrária a minha e a de todos os profissionais do Hipp e dos usuários.

      Excluir
    3. Acho que está pessoa que fez este comentário não deve ter filho, é de uma ignorância tamanha, dizer que estão pensando em cargo comissionados ? Para né.
      Por favor é um hospital de um atendimento maravilhoso profissionais preocupados com as crianças, agora jogar as criancas dentro de um outro hospital é colocar a vida delas em risco maior de contaminação, outro inresponsalvel é este governador a filha dele não precisa ne do hospital por isso quer fazer está merda vamos nos levantar população é fazer um baixo assinado para isso não ocorrer levar isso até o ministério público. Atenção ministério público por favor não deixe este homem acabar com o único hospital infantil do Estado.

      Excluir
    4. Concordo cm vc acho que tem gente falando essas besteiras por que não tem filhos ou se tem não tá nem aí pra saúde do seus filhos

      Excluir
  8. Nossa,nossas crianças precisa desse hospital no lugar que ele está, não precisa ser descolado pro hgp

    ResponderExcluir
  9. Nossos filhos merecem tê um hospital bom não uma sala no hgp.

    ResponderExcluir
  10. As crianças do Tocamtins merecem um Hospital e nao uma Ala do HGP
    Sou uma mãe de uma criança especial e sei como precisamos de um hospital maior, não retroceder assim. Jesus, tenha misericórdia de nós. Ajuda esse povo vê que somos gente e precisamos de espaço .

    ResponderExcluir
  11. Misericórdia, governo isso não pode acontecer, crianças precisa de um lugar seguro, não uma ala para seus atendimentos.

    ResponderExcluir
  12. Precisamos olhar com mais amor para nossas crianças.
    Essa atitude não é amor.

    ResponderExcluir
  13. Nossa crianças merecem um hospital..
    E não um Ala no HGP.

    ResponderExcluir
  14. As crianças do nosso Estado necessitam que o Hospital Infantil seja melhor equipado.Não,de ser transformado em uma Ala do HGP. O investimento na saúde é necessário!

    ResponderExcluir
  15. Sou servidora do Hospital Infantil Público de Palmas e tô detestando a idéia dessa mudança absurda. Nosso Hipp sempre foi acolhedor, c sempre demos conta do recado, raramente temos óbitos, enfim...digo NÃO p essa mudança.

    ResponderExcluir
  16. Misericórdia 🥺😡
    Sangue do Cordeiro!!!
    Será se essa barbaridade é verdade?
    Estou aqui passada com essa matéria.
    O que passa na cabeça desses governantes....😔
    HGP entupido de tantos pacientes ... não tem espaço pra receber os pacientes que tem a demanda para lá....
    Construção do HGP que nunca terminar.....
    Espero que esses governantes revejam essa ideia e que essa mudança não aconteça .....
    Gente nós estamos é precisamos de ampliação tanto no hospital infantil de Palmas quanto na maternidade Dona Regina e até mesmo no HGP..... e em plena pandemia do Covid 19 governantes e os aliados dele pensando em fazer essa inexplicável mudança ...
    Temos que olhar mais com amor para essas crianças....
    Tanta gente a espera de cirurgia infantil que demora acontecer.... imagina como vai ficar pior....
    Muito triste!!
    😤😭😔😫😣🙄😵👹👺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor comentário até agora. Excelente colocação.

      Excluir
    2. Vai triplicar o número de leitos clínicos pediátrico, dobrar o número de leitos de uti, criar mais 10 leitos de unidade de cuidados intermediários fora o fato que vai facilitar o acesso a exames que temos muita dificuldade de realizar estando fora do hgp. Como pode ser uma coisa ruim?

      Excluir
  17. Se o hospital infantil de Palmas não está suportando a capacidade de crianças que precisam os atendimentos e procedimentos...
    Imagina de 1 ala dentro do HGP será o suficiente????
    Será como vai ficar a contaminação.??? Só aumenta é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai triplicar o número de leitos clínicos pediátrico, dobrar o número de leitos de uti, criar mais 10 leitos de unidade de cuidados intermediários fora o fato que vai facilitar o acesso a exames que temos muita dificuldade de realizar estando fora do hgp. Como pode ser uma coisa ruim?

      Excluir
  18. Será se essa classe de deputados; vereadores e deputados que dizem que representa o nosso estado e cidade vão aceitar e se calar ?

    ResponderExcluir
  19. Eu, como mãe, não sou de acordo. Não é momento para isso. Meu sogro pegou Covid DENTRO do HGP e por conta disso veio a óbito.

    Como eu disse, não é momento para essa mudança, eu temo pela saúde do meu filho. Oh Senhor, Misericórdia 🙏

    ResponderExcluir
  20. Uma vergonha esse Governo do TO, só faz besteira!

    ResponderExcluir
  21. As crianças do Tocantins merecem um Hospital pediátrico de Referência, não merecem FECHAMENTO do único hospital de Referência do estado para virar uma MERA ALA do HGP.
    Estamos em meio uma pandemia onde fecham escolas para proteger as crianças, e o governo quer colocar nossos filhos dentro de um hospital geral que recebe covid de todos estado. A população tem o direito de decidir o futuro e a saúde das nossas crianças tocantinesses. POR ISSO NAO VOTEM MAIS NESSES GOVERNANTES.
    #naomexamcomnossascriancas

    ResponderExcluir
  22. Que vergonha. Tantas crianças precisando desse hospital E simplesmente vão para uma ala no HGP. As crianças nunca terão o tratamento que merecem ali, ainda mais agora nessa pandemia. Esse governo cada dia que passa só piora😪

    ResponderExcluir
  23. Lembrando que o HGP alega não estar executando as cirurgias eletivas por falta de leitos...e construiu 108 leitos pediátricos?
    E destes o que seriam a internação pediátrica está ocupada com pacientes COVID...
    Será isso que as crianças e as mães do Tocantins merecem?
    Só interesse político...mas nada
    Uma triste realidade😪😪😪😪

    ResponderExcluir
  24. As escolas fechadas p proteger as crianças e vão colocar as do infantil no meio do furacão Covid?????

    ResponderExcluir
  25. Essa reportagem não pode ser verdadeira, como fechar o único hospital Infantil, qual governo faz isso?

    ResponderExcluir
  26. Pq não aumentam os leitos de Covid no Hospital Geral? Pessoas morrendo esperando leito

    ResponderExcluir
  27. Muito triste com tal decisão,
    Pois nossas crianças precisam e devem ter um lugar tranquilo e identificado para sua faixa etária.
    Profissionais bem preparados e dedicados a este publico.
    Minha filha internou lá, e tem ótimas recordações e NÃO traumas, pois é um ambiente bem agradável, brinquedoteca, área externa muito bem organizada aonde pais e crianças podem respirar um ar livre e não ficar somente entre 4 paredes.
    Muito triste e desapontada com tal decisão.
    O HGP por sim só já é Estressante, imagina as crianças internadas em um ambiente assim, creio que será mais difícil a recuperação das mesmas e estressantes para os acompanhantes.
    UMA CAPITAL NÃO TER UM HOSPITAL EXCLUSIVO INFANTIL.
    TRISTE REALIDADE.

    ResponderExcluir
  28. Nota

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece primeiramente que, as informações que estão sendo repassadas acerca da construção da ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) nas redes sociais são "Fake News".

    Informamos que a obra da ala pediátrica foi realizada conforme planejamento prévio da SES, sendo financiada pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), que possuía débitos em aberto com o Governo do Tocantins, quitando os referidos por meio desta obra. Em suma: o custo do Estado do Tocantins será zero.

    Enfatizamos que a ala é separada do HGP, tendo acesso próprio, sem contato direto com a unidade hospitalar, não correndo risco de contaminação por Covid-19. Esclarecemos que todas as unidades hospitalares administradas pela SES, seguem rigorosamente os protocolos de prevenção à Covid-19.

    A nova estrutura foi planejada para o atendimento ao público infantil, com todos os ambientes adequados para o recebimento das crianças, ofertando assim, um atendimento humanizado.A ala contará com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pronto socorro e dobrará a capacidade de leitos clínicos.

    Quanto aos servidores lotados no Hospital Infantil, alguns serão removidos para a ala infantil e outros para o HGP. A superintendência de gestão profissional da SES, já avalia a distribuição adequada dos profissionais, conforme necessidade da ala pediátrica.

    A Secretaria esclarece que com a transferência dos pacientes do hospital infantil para a ala pediátrica, a Pasta irá devolver ao locatário o prédio da unidade hospitalar, gerando uma economia de mais R$100.000,00, valor do aluguel do imóvel. Informamos que a transferência dos pacientes e do setor administrativo do hospital para a ala infantil, já foi iniciada, devendo ser concluída até o dia 31 de maio.

    Por fim, a SES enfatiza que a mudança será positiva para o atendimento de todas as crianças, que necessitam do Sistema Único de Saúde(SUS).

    Palmas, 22 de abril de 2021.
    Secretaria de Estado da Saúde
    Governo do Tocantins

    ResponderExcluir
  29. É totalmente irresponsável fazer uma mudança dessa em plena PANDEMIA, tirar o hospital de um lugar q vem há muito tempo vem dando certo e arriscar nesse momento é burrice. O governo gastou mais de 10 bilhões de reais originado pelo governo federal e até hj não se explicou onde usou, agora quer economizar???? Que economizar???? Pois que procure outra área, na saúde não, ainda mais de crianças q é o único do Estado e Região, imagina o caos no HGP. Deixa de fazer presepadas Sr. Governador, vai querer se queimar mais ainda q já é??? Coloque a mão na consciência.

    ResponderExcluir
  30. Gente isso é um absurdo 😪 sou contra essa mudança. Ir para o Hgp???? Aonde não está suportando? Os leitos tudo cheio? Onde vai ficar essas crianças? Gente em meio a essa e pandemia só vai piorar mais ainda🤷‍♀️. Ele devia era ampliar o hospital infantil meu Deus. A minha netinha Heloisa faz tratamento no infantil, e não imagino ela é outras crianças em defesa sendo levada para o GHP onde tem mais gente e o risco dessas crianças se contaminar e grande

    ResponderExcluir
  31. Meu deus aonde esse mundo vai para meu filho fico internado nesse hospital infantil quando ele tinha 3 meis gostei muito do atendimento deles.
    Nao pode fecha. O infantil tem eque crescer mais esse povo vagabundo nao tem noçao das coisa. E pra sobra mais dinheiro pra ele ROBA.

    #hospitalinfantilnaofechamento#

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Denúncia: Em Caseara, idoso é hospitalizado e família denuncia falta de ambulância

Em Pium: Vereador Neném do Osvaldinho cobra homologação do Concurso Público em Sessão Legislativa em Pium

ELEIÇOES 2024: Partido Rede Sustentabilidade de Paraíso do Tocantins busca renovação com convite à empreendedora Lorena Rodrigues