Em Paraíso, setor industrial está abandonado com mato alto e espanta grandes indústrias

 



Lotes com mato alto e muita sujeira infelizmente são realidade no município de Paraíso do Tocantins. Moradores flagraram mato alto e sinais concretos de abandono no Parque Agro Industrial de Paraiso (PAIP) que fica a 15 km do centro da cidade, às margens da BR-153 e próximo ao distrito Vila Santana (Santaninha). Pelo que é visto, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins não vem realizando uma boa manutenção do setor industrial, visto que é bem perceptível por todo o local mato alto, muita sujeira e consequentemente desassistido e desamparado pela gestão municipal.

Além do mato alto, esse tipo de omissão da gestão municipal pode contribuir para a proliferação do mosquito da dengue e escorpião. Além de gerar doenças, o descaso no setor industrial não encanta e nem atrai nenhum investidor ou empresário interessado em se instalar na cidade. Na verdade, essa falta de manutenção nos setores industriais espanta novos investidores ou grandes empresários.




A atividade industrial é importante para geração de emprego e renda para qualquer município do Brasil. Em Paraíso do Tocantins, há a presença de dois parques industriais, onde indústrias se instalaram depois de receberem a doação de lotes e imóveis para instalação das suas respectivas indústrias. Porém há caso de pessoas jurídicas que receberam a doação de imóveis e não construíram nada e nem desenvolveram nenhuma atividade econômica desde o recebimento do termo de posse.

         Muitas novas indústrias e empresas querem se instalar na cidade de Paraíso do Tocantins, porém a Prefeitura Municipal não oferece a doação de um terreno por não ter áreas públicas disponíveis para doação. Caso alguma empresa que recebeu um terreno e não construiu nada e nem praticou nenhuma atividade econômica, a Prefeitura Municipal deveria acionar a justiça para requerer a retrocessão dos terrenos que não cumprem sua função social da propriedade, além de atender a legislação de licitações e contratos administrativos.

         É de fundamental importância que a Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins dê publicidade as informações sobre áreas públicas para atividade industrial, além de publicar se os lotes industriais já existentes já estão regularizados ou se existe áreas subutilizadas, improdutivas e desprovidas de infraestrutura. Caso haja possibilidade, que faça abertura de um edital público para futuras doações, concessões e permissões de imóveis para uso industrial.

            Nas sessões municipais da Câmara Municipal de Vereadores do ano de 2021, ainda não se viu nenhum dos 13 vereadores de Paraíso do Tocantins cobrar alguma melhoria ou limpeza do Parque Agro Industrial de Paraiso (PAIP) que fica a 15 km do centro da cidade, às margens da BR-153 e próximo ao distrito Vila Santana (Santaninha). O papel do vereador é fiscalizar possíveis irregularidades e reivindicar melhorias que tragam benefícios para a população, porém em Paraíso do Tocantins, nenhum dos 13 vereadores requereu ou defendeu no ano de 2021 os interesses da classe industrial da cidade que sofre com a falta de limpeza e modernização do referido parque industrial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Denúncia: Em Caseara, idoso é hospitalizado e família denuncia falta de ambulância

Em Pium: Vereador Neném do Osvaldinho cobra homologação do Concurso Público em Sessão Legislativa em Pium

ELEIÇOES 2024: Partido Rede Sustentabilidade de Paraíso do Tocantins busca renovação com convite à empreendedora Lorena Rodrigues